DISCURSO RELATIVO AO RECEBIMENTO DO TÍTULO DE CIDADÃO DE XIQUE- XIQUE -Marcos Bandeira

DISCURSO RELATIVO AO RECEBIMENTO DO TÍTULO DE CIDADÃO DE XIQUE- XIQUE

MARCOS BANDEIRA

 

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE XIQUE-XIQUE, SR. DELMARTIN NOGUEIRA, EM NOME DE QUEM SAÚDO A TODOS OS EDIS DESSA EGRÉGIA CÂMARA.
GOSTARIA DE AGRADECER ESPECIALMENTE AO MEU AMIGO, GILMAR LUSTOSA, GRANDE FIADOR DESTE HONROSO TÍTULO, AO LADO DO VEREADOR, NINO MEIRA, AUTOR DO PROJETO, BEM COMO A TODOS OS VEREADORES QUE APROVARAM ESSA COMENDA.
GOSTARIA TAMBÉM DE AGRADECER A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS QUE VIERAM ME PRESTIGIAR, ALGUNS QUE VIERAM DE MUITO LONGE.
“ EU E TANTOS OUTROS XIQUEXIQUENSES DE NASCIMENTO SEMPRE QUE A OPORTUNIDADE NOS OFERECE RESSALTAMOS O MAIS PROFUNDO DOS ORGULHOS E NOS UFANAMOS DE SERMOS NATIVOS DESSA TERRA ESPECIAL..
SER XIQUEXIQUENSE POR OPÇÃO, POR LIVRE ESCOLHA OU POR DETERMINAÇÃO DE UMA FORÇA MAIOR, TALVEZ SEJA MAIS MERITÓRIO E MUITO MAIS NOBRE DO QUE AQUELA CONDIÇÃO DE SER ILHO NATO” ( Carlos Santos, in Crônicas Xique Xiquíssimas, vol II, 2011).
MAS SENHORES E SENHORAS, JÁ QUERO LHES ADIANTAR, QUE SIMBOLICAMENTE ESTE É O TÍTULO MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA. DEVIDO AS MINHAS INÚMERAS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE EM FACE DA CARREIRA DE MAGISTRADO, ADQURI OS TÍTULOS DE CIDADANIA DE ITABUNA, ILHÉUS, MASCOTE, CAMACAN, URANDI, PAU BRASIL E SANTA LUZIA, PELO RECONHECIMENTO DOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A ESSAS COMUNIDADES. TÍTULOS IMPORTANTES E DE ELEVADA HONRA PARA MIM, MAS ESTE É O MAIS IMPORTANTE, POIS RESGATA A MINHA PRÓPRIA IDENTIDADE.
MEU PAI, SEBASTIÃO BANDEIRA, NO FINAL DOS ANOS 50 VEIO DE BELMONTE, EXTREMO SUL DA BAHIA, PARA XIQUE-XIQUE, ACOMPANHADO DE DOIS IRMÃOS: SILVIO BANDEIRA E ANTONIO BANDEIRA.
TODOS, AEROVIÁRIOS, VIERAM TRABALHAR NA EMPRESA AÉREA REAL, DEPOIS TRANSFORMADA NA VARIG, QUE AQUI FAZIA LINHA, E ONDE CONSTRUÍRAM FAMÍLIAS E HISTÓRIAS. MEU TIO SILVIO BANDEIRA, QUE AQUI ESCOLHEU PARA VIVER, FUNDOU PIONEIRAMENTE AO LADO DOS IRMÃOS SEBASTIÃO E ANTONIO, DE PEDRO CACHAÇA, GORDINHO E OUTROS A BATUCADA RITMOS DO SAMBA.
MEU PAI SE CASOU COM MARLUCE ( CONHECIDA COMO LUCY), XIQUEXIQUENSE NATA E FILHA DA CONHECIDA PROFESSORA EMIDIA LACERDA SANTOS, QUE CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DE VARIOS XIQUEXIQUENSES ILUSTRES.
E ASSIM, NO DIA 24 DE JANEIRO DE 1961 MINHA MÃE LUCY DÁ LUZ AO PRIMOGÊNITO, MARCOS BANDEIRA, QUE POR UM CAPRICHO DO DESTINO, NASCEU EM BOM JESUS DA LAPA. MEU AVÔ MATERNO, NESTOR, QUE DETINHA UMA BOA CONDIÇÃO ECONÕMICA Á ÉPOCA, COLOCOU TODA A FAMÍLIA NO AVIÃO DA VARIG E FEZ COM QUE SUA FILHA DESSE A LUZ DO SEU PRIMEIRO NETO NO MELHOR HOSPITAL DA REGIÃO: O HOSPITAL CARMELA DUTRA EM BOM JESUS DA LAPA. DEPOIS DO RESGUARDO DE 30 DIAS, MINHA MÃE E TODA A FAMÍLIA RETORNARAM PARA XIQUE-XIQUE, ONDE MORAMOS ATÉ O DIA 06/12/1974, QUANDO MEU PAI FOI PROMOVIDO PELA VARIG PARA A CIDADE DE ILHÉUS. ALÉM DE MIM, O CASAL SEBASTIÃO E LUCY TEVE OS SEGUINTES FILHOS: MARCELLO BANDEIRA ( IN MEMORIAM), NASCIDO EM XIQUE-XIQUE;MAURICIO BANDEIRA, NASCIDO EM BOM JESUS DA LAPA; VANESSA BANDEIRA E MARCIO RIVELINO, NASCIDOS TAMBÉM EM XIQUE-XIQUE.
ENTÃO, QUANDO ME PERGUNTAVAM DE ONDE SOU , ONDE NASCI, EU TINHA ALGUMAS DIFICULDADES EM RESPONDER E DIZIA MAIS OU MENOS ASSIM: FUI CONCEBIDO EM XIQUE-XIQUE E NASCI EM BOM JESUS DA LAPA..
AGORA, COM ESSE TÍTULO, ELE ME DÁ A CONDIÇÃO DE PERTENCIMENTO, DE RESGATE DA MINHA IDENTIDADE, POIS AQUI VIVENCIEI TODA A MINHA INFÂNCIA E PARTE DA ADOLESCENCIA. AQUI CONSTRUÍ A MINHA MEMÓRIA AFETIVA. AGORA, POSSO DIZER QUE SOU XIQUEXIQUENSE
EXISTE UMA TRADIÇÃO DA TRIBO MÃORI DA NOVA ZELÂNDIA, QUE TODA CRIANÇA AO NASCER RECEBIA UM PRESENTE SAGRADO: UMA CANÇÃO ÚNICA, QUE CARREGAVA O RITMO DO SEU CORAÇÃO, O SOM DA SUA ALMA E O SOPRO DA TERRA ONDE PISAVA. ERA A CANÇÃO DO CORAÇÃO OU DO RETORNO, POIS ERA ENTOADA NOS RITOS DE PASSAGEM, NOS SONHOS, NAS FOGUEIRAS DAS HISTÓRIAS E NOS DIAS EM QUE O MUNDO PESAVA DEMAIS SOBRE OS OMBROS DE ALGUÉM.
MAS HAVIA TEMPOS EM QUE UM DOS FILHOS DESSA TRIBO SAÍA DE SUA TERRA E SE PERDIA MUNDO AFORA, EM OUTRAS TERRAS, AFASTANDO ASSIM DA SUA RAIZ, ESQUECENDO QUEM ERA, DE ONDE VINHA E QUAL ERA A SUA CANÇÃO.
QUANDO ISSO ACONTECIA UM ANCIÃO, UM AMIGO OU PARENTE IA ATRÁS PARA CANTAR A CANÇÃO DO CORAÇÃO E ASSIM RESGATAR A SUA IDENTIDADE ESQUECIDA. FOI ASSIM, QUE O AMIGO DE INFÂNCIA, GILMAR LUSTOSA BARETO, FOI ATRÁS DE MIM PARA QUE EU PUDESSE NOVAMENTE OUVIR A CANÇÃO DO CORAÇÃO E ASSIM LEMBRAR DA MINHA INFANCIA, DA MINHA ADOLESCENCIA, DA MINHA RAIZ, DO MEU POVO E DA ESSENCIA DA MINHA ALMA.
MARCEL PROUST EM SUA VASTA OBRA INTITULADA “ EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO” TRABALHAVA BASTANTE COM A IDEIA DA MEMÓRIA INVOLUNTÁRIA. NUM FRAGMENTO DE SUA OBRA ELE DIZ:
“E, DE REPENTE, A LEMBRANÇA ME SURGIU. ESSE GOSTO ERA O DO PEDACINHO DE MADELEINE QUE MINHA TIA ME OFERECIA, DEPOIS DE TÊ-LO MOLHADO NO CHÁ DE TÍLIA..”
E EU DIGO, QUANDO MEU PAI OU MINHA NETA HANNAH MOLHAVA O PEDAÇO DE PÃO COM MANTEIGA NO CAFÉ EU LEMBRAVA DE XIQUE- XIQUE…
LEMBRAVA DA PRAÇA DO GINÁSIO HELCIO BESSA JOGANDO BOLA COM HELDINHO, FILHO DE TINU, XANDU, JOÃO DE SAMUEL, DUDU, JORGINHO DE SINHOZINHO, EDIVALDO DA TIRIRICA E TANTOS OUTROS;
LEMBRAVA DA SORVETERIA “O CANECÃO” DE ZÉ REIS E AS CONVERSAS E HISTÓRIA TRAVADAS COM OS MEUS SAUDOSOS AMIGOS, GIBSONS E GILMAR, FILHOS DO DONO. ENTRE UMA PROSA E OUTRA, SEMPRE TINHA UM PICOLÉ OU UM SORVETE DE GRAÇA;
LEMBRO TAMBEM DO BAR E SORVETEIRA DO SAUDOSO QUINCAS ( QUE NOS DEIXOU ESSA SEMANA- MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA ENLUTADA) E O SEU FAMOSO SINUQUE.
LEMBRAVA DAS AVENTURAS COM MEU AMIGO, MANUEL AMANCIO, NOS PASSEIOS DO PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO VERMELHO DE XIQUE-XIQUE A DESFILAR NO JARDIM DA PRAÇA DA MATRIZ COM GILMAR LUSTOSA OU NA VEZ QUE FOMOS DE BICICLETA MONARETA TOMAR BANHO NO RIACHO NA CARNAÚBA E QUANDO CHEGUEI EM CASA, JÁ TARDE, MEU PAI JÁ ESTAVA ME ESPERANDO E ME DEU UM SURRA
LEMBRAVA DE PESCAR MANDIN NO VELHO CHICO, ANTIGO CAIS DA CIDADE, PRÓXIMO DO “BAZAR DAS NOVIDADES” DE FLORZINHO, OUVINDO O SAUDOSO MARIO VELHO, SOLTANDO AS CANÇÕES ROMANTICAS E DIZER COM SUA AVELUDADA E BELA VOZ NO ALTO FALANTE QUE COBRIA TODA A CIDADE: “ AQUI É A VOZ DA LIBERDADE TRANSMITINDO DIRETAMENTE DE NOSSO STUDIO PARA TODA A CIDADE”.
LEMBRAVA DO FUTEBOL DE XIQUE-XIQUE , DO BRASINHA, DO BOTAFOGO OU DO FLAMENGO DE JOÃO PACHECO. LEMBRO DE CABEÇA A SELEÇÃO DE XIQUE-XIQUE NOS ANOS 70: CARLINHO BARBOSA, BENJAMIM, NEO BALÃO, CANGURU E REIZINHO, JOÃO DE DIDI, RAIMUNDINHO ( OU PAULO NERES), JOAO GRILO, ZE DE HELENA, AILTON MARÇAL E ONALDO. AINDA JOGAVA ZAMBA, PERNETA, GILBERTO “ BOSTINHA”, KINKINHA E O SAUDOSO “PINHEIRINHO”, JOGADOR DO BAHIA ESPORTE CLUBE, QUANDO VINHA PASSAR AS FÉRIAS EM XIQUE-XIQUE;
LEMBRAVA DA CASA DAS CRIANÇAS, DOS RECREIOS, E DAS BRINCADEIRAS COM AFRANIO, SAUDOSO TABAJARA, MARGARETE E OUTROS COLEGAS;
LEMBRAVA DOS EVENTOS, PRINCIPAMENTE CARNAVAL, NO CLUBE 7 DE SETEMBRO E DO CONJUNTO DOS IRMÃOS JETSON A EMBALAR OS BAILES NAQUELE CLUBE
LEMBRO-ME DO DR. HELCIO BESSA E SEU PASTOR ALEMÃO, DEITADO NUMA REDE NA VARANDA DA TUA CASA, OUVINDO AS RESENHAS ESPORTIVAS DO SEU BOTAFOGO. UM MÉDICO EXEMPLAR, UM SER HUMANO INCRÍVEL E UM EXCELENTE ORADOR;
LEMBRO-ME DO JARDIM DA PRAÇA DA MATRIZ EM DIA DE FLA FLU, QUANDO FICAVA UM GRUPO DO FLAMENGO NUM LADO, E DO FLUMINENSE DO OUTRO, TODOS COM AQUELES RADIOS ENORMES. LEMBRO-ME DO RADIO DE EBIVALIO. NAQUELA EPÓCA NÃO HAVIA TELEVISÃO AINDA EM XIQUE- XIQUE; CRESCI OUVINDO VALDIR AMARAL, JORGE CURY, LUIZ MENDES E JOÃO SALDANHA, ATRAVÉS DA RADIO GLOBO DO RIO DE JANEIRO.
QUANDO OUÇO A MÚSICA “ OS MILIONÁRIOS” DO CONJUNTO INCRÍVEL, LEMBRO-EM QUE ERA O PREFIXO DO CINEMA, E QUE TERIAMOS QUE CORRER PARA ASSISTIR O FILME DE “DJANGO”, MAS TINHA QUE CHEGAR MAIS CEDO PARA ASSISTIR O CANAL 100 E VER AQUELE LANCE DO NOSSO TIME QUE OUVIAMOS NO RADIO.. E COMO ERA DIFERENTE!
LEMBRO-ME DO COLÉGIO POLIVALENTE E DOS MEUS PROFESSORES RUI SANTANA E DINORÁ. TEMPOS BONS , TEMPO DE UMA INFANCIA E ADOLESCENCIA MARAVILHOSAS.
ENTÃO, ESSE MARCOS, ADOLESCENTE, QUE VIVE DENTRO DE MIM, NÃO MORREU. EU DIALOGO DIARIAMENTE COM ELE PARA MOSTRAR , COMO DISSE O AUTOR MARCEL PROUST, QUE O TEMPO NÃO ESTÁ PERDIDO, MAS APENAS ADORMECIDO DENTRO DE NÓS. NÃO ESTOU FALANDO DE UM SAUDOSISMO PIEGAS, MAS DE UM TEMPO QUALITATIVO, EXISTENCIAL, NÃO CRONOLÓGICO, QUE SEJA CAPAZ DE RECONSTRUIR A NOSSA SUBJETIVIDADE, POIS SOMOS FEITOS DE NOSSA SENSAÇÕES E REVIVÊ-LAS É REVIVER A ESSENCIA DO NOSSO EU.
FINALMENTE, AQUELE ADOLESCENTE, QUE ESTAVA SENTADO NUM BANCO DO JARDIM, EM FRENTE A IGREJA SENHOR DO BONFIM, PADROEIRO DESTA CIDADE, OU QUANDO ESTAVA SENTADO NA ARQUIBANCADA DO ESTADIO DE XIQUE-XIQUE E OLHAVA PARA O HORIZONTE, VISUALIZANDO NUVENS E MONTANHAS, A IMAGINAR QUE FUTURO ESTAVA A ESPERAR… QUAIS OS DESAFIOS QUE ESTAVAM POR VIR… COMO SERIA ESSA NOVA VIDA….
EVIDENTEMENTE, QUE A NOSSA CONSCIENCIA, ASSIM COMO FOGO, SE EXPANDE, E VOCE SE TRANSFORMA NUMA METAMORFOSE AMBULANTE E VAI SE REIVENTANDO NESSE MUNDO
HOJE, APÓS O DECURSO DE 50 ANOS, RETORNO A MINHA TERRA ABENÇOADA, AO LADO DA MINHA ESPOSA, ROSANA, COMPANHEIRA INSEPARAVEL QUE ME ACOMPANHA HÁ MAIS DE 43 ANOS, E QUE ME AJUDOU A CONQUISTAR COISAS IMPORANTES NA VIDA, SEJA NO ESPORTE, NA MAGISSTRATURA, NA DOCENCIA, NA ADVOCACIA, NA LITERATURA, NA VIDA. HOJE TEMOS QUATRO FILHOS, MICHELLE( JUÍZA DO TRABALHO EM SALVADOR), DANIELLE( ADVOGADA, MORANDO ATUALMENTE EM ORLANDO, ESTADOS UNIDOS), MARCOS BANDEIRA JUNIOR, EMPRESÁRIO E ADVOGADO) E FRANCIELLE, ATUALMENTE COM 27 ANOS. TEMOS TAMBÉM QUATRO NETOS: HANNAH, GABRIEL, FILIPE E MARINA.
NESSAS MINHAS ANDANÇAS, FUI JOGADOR DE FUTEBOL, BANCÁRIO, JUIZ DE DIREITO, ESCRITOR, PRIMEIRO PRESIDENTE E FUNDADOR DA ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA, MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DE ILHÉUS, MEMBRO DO INSTITUTO GEOGRAFICO E HISTÓRICO DA BAHIA. ATUALMENTE SOU PROFESSOR DE DIREITO DA UESC HÁ MAIS DE 20 ANOS, ADVOGADO E SÓCIO DO ESCRITÓRIO BANDEIRA ADVOCACIA E DOUTORANDO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
AQUELE ADOLESCENTE SONHADOR ESTÁ AQUI AGORA, DE RETORNO AO SEU TORRÃO QUERIDO, PARA OUVIR A CANÇÃO DO CORAÇÃO E REVER SEUS FAMILIARES E AMIGOS E DIZER QUE SUBIU MONTANHAS E ENFRENTOU MUITO DESAFIOS, MAS A SUA VERVE DE SERTANEJO DESTEMIDO E QUE NUNCA DESISTE DOS SEUS SONHOS PREPONDEROU NESSA CAMINHADA!
E COMO O APÓSTOLO PAULO NA CARTA A TIMÓTEO POSSO DIZER:“ COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ”.
OBRIGADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *