Sarau de poesia na Praça José Bastos

Aconteceu, na última quinta-feira, o SARAU DE POESIA Dia do Poeta (20 de outubro) na Praça José Bastos. O evento foi realizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, em parceria com a Academia de Letras de Itabuna – ALITA.

O Dia Nacional do Poeta é comemorado em 20 de outubro de 2022. Essa comemoração acontece em nível extraoficial, pois não há uma lei que a oficialize, porém, a data foi escolhida porque nesse dia, em 1976, surgia em São Paulo o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia. A data homenageia e lembra este momento importante para os poetas do Brasil.

A programação do evento contou com: Contação de História “O poeta Cyro de Mattos” – Raquel Rocha – ALITA e Maria Rita Prudente – “O Menino e seus botões”; Lucas Oliveira e Manassés de Oliveira com teatro, Roda de Conversa com o Tema: Literatura Regional e Juventude com os convidados: Wilson Caitano, Samuel Mattos, Cláudio Zumaêta.  O público ainda pôde conferir a exposição “A praça na praça: José Bastos” organizada pela professora Janete Ruiz. A organização do evento foi  feita por Bruna Setenta e Genny Xavier (FICC).

O público também pôde conferir o Documentário “Nos Trilhos do Tempo” de Raquel Rocha, Recital Poético do Clube do Poeta, Cinthia Fragoso e José Antônio (Labor de Poetas). O evento foi finalizado com apresentações artísticas do público.

O Sarau de Poesia como objetivo valorizar, promover e homenagear o poeta e a poesia grapiúna, dando ênfase ao seu dia comemorativo, bem como promover várias atividades culturais e artísticas voltadas para o público infanto-juvenil e população em geral.

O Dia do Poeta celebra especialmente o profissional escritor/poeta que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para criar versos e transmitir aos leitores a importância crítica, social, existencial e emocional da poesia.

Desta forma, o SARAU DE POESIA se caracterizou como um projeto lúdico e educativo que vai além da simples homenagem, reafirmando para o seu público alvo o valor transformador da Literatura, da Poesia e da Arte como um todo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *