O Sentido de Viver com Amor- Lançamento do Hino da Academia de Letras de Itabuna – Por Raquel Rocha

Por Raquel Rocha

Uma noite de música, confraternização e amor às letras. Assim foi a cerimônia de lançamento do hino oficial da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), no dia 16 de setembro de 2022, no Auditório do Hospital de Olhos Beira Rio. O hino, com letra do escritor Cyro de Matto e musicado pelo cantor e compositor Marcelo Ganem, foi apresentado, pela primeira vez, à comunidade Itabunense com a interpretação do Coral dos Servidores da CEPLAC.

Foram convidados para a mesa de autoridades o  Presidente Academia de Letras de Itabuna, o professor Wilson Caitano; a vice-presidente, professora Janete Ruiz de Macedo; o  escritor Cyro de Mattos, membro fundador da Academia de Letras; o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes e, o vereador da comarca de Itabuna, Israel Cardoso.

O Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral dos Servidores da CEPLAC, abriu oficialmente a cerimônia. Na sequência foi solicitado um minuto de silêncio em homenagem de respeito e saudade ao confrade Carlos Eduardo Lima Passos da Silva, falecido em 05 de setembro de 2022, também membro fundador desta Academia, ocupante da Cadeira no. 03, que tem como Patrono Nestor Passos.

A seguir, pronunciou-se o Prof. Wilson Caetano, Presidente da Academia, que assim se expressou: “Agradecemos ao nosso decano, Dr. Cyro de Mattos, pela belíssima poesia que, de forma primorosa, ganhou música e harmonia  pelas  mãos   do  magnífico músico Marcelo Ganem . Que presente recebemos desses dois gigantes artistas da nossa região. Esse hino  chega para elevar e encantar a nossa alma, como disse Aristóteles.”. Ele destacou, ainda, os feitos da entidade: “Nesses 11 anos da ALITA vê-se uma academia dinâmica, vultuosa, dialética que procura desenvolver uma diversidade de projetos que valorizam a língua portuguesa, a riqueza cultural em suas diversidades,  seminários, noites de autógrafos, palestras e em especial a nossa Roda de Leitura Sônia Maron que promove leitura de livros infantis em diversas escolas da nossa comunidade.”

Chegou-se, então, ao momento culminante da noite, quando o Coral, pela primeira vez em público, cantou o Hino da ALITA, acompanhado pelos presentes e sendo muito aplaudido.

 

A cidade contigo conhece

Que a vida não é coisa vã,

É a palavra solta a dizer

A beleza de cada manhã.

 

Imortal é tua maneira de ser,

Tua luz que nunca se apaga,

Ideal é a página que escreves

Pra voar com as asas da alma.

 

Tudo vale, tudo anda, com Deus,

Que nos deu a razão e a emoção,

O sentido de viver com o amor

Pra dizer o que vem do coração.

Esteve presente a cerimônia o autor da melodia do Hino, o músico Marcelo Ganem, que executou alguns belos números de nossa música popular brasileira, com muito agrado para os presentes.

O anúncio do Primeiro Concurso Literário da Academias de Letras de Itabuna, com o tema “Rio Cachoeira” foi proferido pelas Alitanas Margarida Cordeiro Fahel e Ceres Marylise Rebouças, destinado à alunos regularmente matriculados em cursos superiores de Instituições Universitárias da Região Cacaueira da Bahia.

Na oportunidade houve ainda o lançamento do livro “Os Saberes nas Narrativas de Jorge Amado”, de Cyro de Mattos, livro editado pela Fundação Casa de Jorge Amado, com prefácio de Nelson Cerqueira, doutor em Letras, poeta e ficcionista, da Academia de Letras da Bahia, e o posfácio de Ângela Fraga, escritora e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Sobre o livro, o escritor Cyro de Mattos, com sessenta e duas obras publicadas, revelou: “Concebi o livro em que analiso a obra de Jorge Amado como incursões que faço na linguagem e no imaginário de um narrador poderoso, que sabe articular como poucos na trama as marcas da solidariedade, do saber e do humor, logrando extrair da vida real a esperança e a ternura de seus personagens, os que vivem como excluídos nas camadas populares.  Esse consagrado romancista faz com que as cenas dramáticas retiradas do plano real apareçam no texto mescladas com um mundo fantástico cheio de episódios extraordinários. Informo que são incursões essas realizadas por um ficcionista experimentado, que não usa o achismo para opinar sobre a ficção de um autor de linguagem sensual, fecunda imaginação, quando recria a vida com a arte bem-sucedida da escrita, como só poucos sabem fazer.”

Ao final da cerimônia, procedeu- se aa Noite de Autógrafos do escritor Cyro de Mattos, com sua obra já referida. Naquele momento, no  foyer anexo , aconteceu um agradável coquetel e confraternização entre os presentes.

AGRADECIMENTOS:

Agradecemos ao HOSPITAL DE OLHOS BEIRA RIO, seus diretores: Rafael Andrade, Rafael Bulhões, Katucha Pitanga e a Patrícia Ribeiro, secretária executiva,  pela acolhida calorosa.

Agradecemos também a todos os componentes do Coral de Servidores da Ceplac, na pessoa da Maestrina Deyse Gois.

  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *