Tributo a Oduque Teixeira

TRIBUTO DA ACADEMIA DE LETRAS E ITABUNA A JOSÉ ODUQUE TEIXEIRA.

1932-2023

 

A ALITA-Academia de Letras de Itabuna, se solidariza com a família e amigos de José Oduque Teixeira, em virtude de seu falecimento.
Respeitado e admirado por todos foi um exemplo de ser humano, empresário e político. Que os bons exemplos deixado por esse grande homem público, sirva de conforto para todos.

Wilson Caitano
Presidente da ALITA

Com profundo pesar a ALITA lamento o falecimento do ex-prefeito, bacharel em Direito e empresário José Oduque Teixeira.
José Oduque contribuiu grandemente com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, na qualidade de político e empresário e exerceu importante papel na comunicação jornalística. Tendo sido um dos homens de mais expressiva posse financeira, no sul da Bahia, o empresário sempre atuou com generosidade e absorveu colaboradores jovens, dando-lhes oportunidade de crescimento social e intelectual.
Nesta despedida, manifesto minhas condolências aos seus familiares e amigos, expressando social e intelectualmente grande reconhecimento por seu exemplo e por sua obra cidadã.
Que a sua alma descanse em paz.

 

Heloisa Prazeres

O Ilê Axé Ijexá, terreiro de Candomblé de origem nagô, nação Ijexá, vem a público externar sentimentos pela morte do senhor José Oduque Teixeira, ex-prefeito de Itabuna. Oduque foi um dos nossos padrinhos civis quando da inauguração pública do Terreiro no dia primeiro de janeiro de 1977.

A Oduque também devemos a abertura e pavimentação da Rua Getúlio Vargas, no Bairro Santa Inês, onde se localiza o Terreiro. As benfeitorias que ele proporcionou a Itabuna durante sua gestão de prefeito fazem parte do acervo de cuja memória grapiúna Oduque faz parte.

A comunidade do Ilê Axé, enlutada, reconhece o quanto de benefícios o senhor Oduque Texeira fez por nós. E alçamos pensamentos e corações ao Alto por ele, ao tempo em que temos certeza de continuarmos recebendo suas bênçãos de Padrinho lá, do Orun, de onde certamente ele se lembrará de nós.

Itabuna, 29 de novembro de 2023.

 

Ruy Póvoas Ajalá Deré

Babalorixá

José Oduque Teixeira foi mais do que uma testemunha viva do passar do tempo, ele foi a própria história. Nascido em uma era diferente ele viu a cidade se transformando e se tornou símbolo da resiliência e da força que caracterizam nossa Itabuna.

Além de suas realizações públicas, era no seu jeito simples que Oduque deixou sua marca mais profunda. Sua longa jornada de trabalho, honestidade e sabedoria ficará em nossa memória e continuará inspirar-nos a construir uma cidade melhor.

Descanse em paz, Oduque. Que o céu o acolha como guardião da história e eterno benfeitor de nossa amada Itabuna.

Raquel Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *