Lurdes Bertol lança “Encantos da Lagoa Encantada”

No domingo, 12 de março de 2023, fizemos o lançamento do livro “Encantos da Lagoa Encantada: Mitos e Lendas”, Editus, 2022, num evento organizado pelos representantes das várias comissões do Litoral Norte de Ilhéus, na sede da Associação da Lagoa Encantada. Em respeito e homenagem aos moradores do entorno da Lagoa, fizemos lá o primeiro lançamento. Além das autoras, Maria Cristina Rangel e Lurdes Bertol Rocha, muitos moradores locais e de Ilhéus estiveram presentes. Foi um domingo muito rico de informações e congraçamento.

Cercada de mitos, lendas e contos que a todos encanta – daí a sua denominação “Lagoa Encantada” – e detentora de um rico acervo de estórias, a Lagoa Encantada (ou Lagoa do Almada) possui também muitas HISTÓRIAS, as quais remontam aos tempos da Capitania de Ilhéus, atravessam os séculos e chegam até os nossos dias.

A Lagoa foi descoberta em 1570 por Pero Vaz Gândavo, explorador lusitano que escreveu um livro sobre o litoral sul da Bahia. No início do século XIX, após a abertura dos Portos do Brasil para os estrangeiros, os viajantes alemães Maximiliano de Wied-Neuwied e Martins e Spix também estiveram no local, cuja mata encontrava-se intacta. Conhecida no passado como lagoa de Ilhéus, guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense, devido à presença das ilhas flutuantes que parecem transformar-se em seres místicos, a exemplo do lobisomem e da mula-sem-cabeça.

Falam de um reino submarino inacessível aos mortais, navios iluminados e até galos clarinetas na madrugada. Dizem ainda, que em noite de lua cheia, quem pescar na lagoa nunca mais retorna. Além desses mitos, a lagoa, na realidade, já abrigou peixes-boi que foram dizimados. A maioria dos atuais moradores é formada de pescadores e agricultores ribeirinhos que, recentemente, passaram a ter mais uma expectativa de sobrevivência, representada pelo turismo de visitação, pois, além da Lagoa Encantada em si e do Rio Almada, com seu potencial de esportes náuticos, os principais atrativos são cachoeiras (uma delas atingindo seis metros de altura), corredeiras, trilhas na Floresta Atlântica e grutas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *