Roda de Leitura de acontece no Instituto Municipal Teosópolis- Agosto 2022

 

Dando prosseguimento ao projeto “Roda de Leitura Sônia Maron” da Academia de Letras de Itabuna-ALITA, estivemos no Instituto Municipal Teosópolis na sexta, 12 de agosto de 2022. Fomos recebidas com todo carinho, pela coordenadora pedagógica da escola, Gessilda Santos e levadas à sala dos alunos de terceiro ano. Uma turma simpática, alegre, disciplinada. A professora de língua portuguesa, Itariane Ninck, recebeu-nos com alegria e nos deixou à vontade com seus pupilos.

A Alitana Raquel Rocha apresentou o grupo aos alunos: Tia Raquel, Tia Lurdes, Tia Janete. Em seguida pediu a eles que repetissem os nomes das tias. Repetiram. Mas, disse um eles, apontando para uma jovem: “E ela, quem é?” Raquel respondeu que era sua filha, referindo-se à jovem Mel, filha de Raquel, fotógrafa da equipe.

Raquel leu a primeira história. Os alunos, atentos, acompanharam com a maior atenção, ouvindo, interferindo, questionando, participando. Em seguida, Lurdes perguntou se queriam ouvir uma história, ou participar do “O que é, o que é”, do livro “Responda certo se for esperto”, da coleção “O menino poeta”, de Cyro de Mattos. Todos responderam que queriam “O que é, o que é?”. Foi uma festa. Riram muito. A literatura serve para isso, também.

Em seguida foi a vez da professora Janete que leu a história “Maribel a ovelha insatisfeita” de Linda Moreira. Os alunos acompanharam com muita atenção, interagindo de forma magistral. No final da leitura, cada um opinou sobre a lição que a história pretendia passar.

A coordenadora do projeto finalizou o encontro com a leitura do poema “Marujinho Poeta” do poeta Cyro de Mattos. O livro “A poesia é um mar, venha comigo navegar” de Cyro de Mattos foi doado  para o Instituto Teosópolis e  o livro “Maribel a ovelha  insatisfeita”  doado pela professora Janete à aluna Andressa, em homenagem à sua mãe,  Anete, que era aniversariante do 12   no mesmo dia em que aconteceu a Roda.

Foi uma experiência maravilhosa. Todos aprendemos uns com os outros. Este projeto é, realmente, uma faísca que incentivará a leitura, a escrita, a trilhar os caminhos da literatura.

Lurdes Bertol Rocha

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *