Fundação da Academia de Medicina de Itabuna.

A idéia de criação da Academia de Medicina de Itabuna tem fundamentos de ordem local e de ordem geral. Sob o enfoque local, a Cidade de Itabuna revela notória vocação acadêmica em seu universo médico, traduzida, principalmente, pela existência de  profissionais que  se empenharam na obtenção de titulação pós-graduação, estando  vinculados ou não a universidades. Nossa história contemporânea mostra a justificativa do nosso sonho. A histórica e relevante medicina de Itabuna já merecia há muito tempo uma Academia de Medicina.
Itabuna sempre esteve na vanguarda da medicina Bahiana.

Na década de 1930 o Dr. Alicio Peltier de Queiroz criou em Itabuna a Sociedade Médico Cirúrgico de Itabuna. Calixto Midlej Filho, provedor da Santa Casa de Itabuna na década de 70 instituiu que só aceitava médicos no Corpo Clínico dos hospitais da Santa Casa de Itabuna qualificados com títulos de especialistas e/ou Residência Médica reconhecidos pelo MEC.

O Primeiro Centro de Estudos do interior da Bahia foi fundado em 1974 na SCMI, pelo médico Renato Costa, que consideramos a semente desta Academia.
O primeiro serviço de Hemodiálise do interior da Bahia foi instalado em Itabuna.
A primeira Tomografia Computadorizada do interior da Bahia foi instalada no Hospital Calixto Midlej Filho da SCMI.
O primeiro Congresso Médico do interior da Bahia foi realizado na cidade de Itabuna .
A primeira Unimed do interior da Bahia foi fundada na cidade de Itabuna.
O primeiro Serviço de Neurocirurgia do interior da Bahia foi criado em Itabuna, bem como o Serviço de Oncologia Clínica e Cirúrgica.
Foi criado o primeiro Serviço isolado de Quimioterapia no Hospital Calixto Midlej Filho da SCMI.
A primeira cirurgia por videolaparoscopia na Bahia foi realizada no Hospital Calixto Midlej em Itabuna.
Um núcleo de Neurologia Tropical da USP chefiado pelo Prof. Spina-França foi instalado na Santa Casa de Itabuna, sob a responsabilidade do médico neurologista da Instituição Dr. Alberto Peregrino onde estudamos os primeiros casos de neurocisticercose e esquistossomose medular na Bahia e pioneiro no Nordeste, com vários trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
O primeiro serviço de Neurocirurgia intervencionista no interior da Bahia foi criado em Itabuna no Hospital Calixto Midlej Filho com vários pacientes tratados de aneurismas cerebrais, mal-formações vasculares encefálicas e lesões de carótidas internas e bulbos extra-cranianas .
A primeira Radioterapia do interior da Bahia foi instalada em Itabuna.
O primeiro Centro de Terapia Intensiva do interior da Bahia foi instalado no Hospital Calixto Midlej Filho da SCMI.
O primeiro Serviço de Neurocirurgia Pediátrico do interior da Bahia foi criado no Hospital Manoel Novaes da SCMI.
O CACON depois transformado em UNACOM do interior da Bahia foi inaugurado em Itabuna na SCMI, unificando todos os serviços oncológicos.
O primeiro Serviço de Pediatria organizado para a Assistência Neonatal foi criado no Hospital Manoel Novaes da SCMI, sendo pioneiro no interior da Bahia e considerado um marco divisor da história da pediatria na. Nossa região.
A primeira CTI Neonatal do interior da Bahia foi criada no Hospital Manoel Novaes da SCMI.
O primeiro Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo especializado em cirurgias bariátricas foi instalado no Hospital Calixto Midlej Filho da SCMI.
Na vanguarda foi criado o Serviço de hemodinâmica com cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca e procedimentos de marca-passo, filtro de veia Cava, TAVI entre outros.
A primeira cooperativa financeira médica da Bahia foi fundada em Itabuna.
Sempre Itabuna com relevantes serviços prestados à comunidade do Sul da Bahia pela sua vibrante e competente medicina.
Tivemos o primeiro médico a sair do Interior e ser aprovado na Cátedra como Titular de Ginecologia da Universidade Federal da Bahia o eminente médico Alicio Peltier de Queiroz.
São inúmeras vitórias, muito pioneirismo e conquistas nas área da saúde pelos nossos médicos ao longo dos anos.
Temos orgulho de nossa medicina e agora vamos imortalizar estes grandes médicos que construíram esta linda história na nossa querida cidade de Itabuna.
Com a vinda da Faculdade Medicina para a UESC , no eixo Itabuna/Ilhéus , pioneira
do interior da Bahia, surgiu mais forte ainda em Itabuna uma sementeira acadêmica que por si mesma sinaliza para uma ação unificadora destas atividades. Desta forma, a idéia de criação da Academia de Medicina de Itabuna é a resposta ao chamamento de uma realidade  percebida na vida médica profissional da nossa cidade.
Por outro lado, o cenário médico-científico e universitário existente  em Itabuna é um reflexo do panorama geral que caracteriza a ciência  mundial no século XXI. Os avanços técnico-científicos que marcaram a segunda metade do século passado e se exponenciam no século presente,  não deixam dúvidas quanto ao poder da ciência em tomar as rédeas da condução da história, interferindo diretamente na vida conjunta das sociedades tanto quanto na individualidade das pessoas.  Somente a firme consciência desta realidade e o decidido  empenho para não tramitar na contra-mão da história, impedirão que comunidades nacionais, estaduais e municipais tornem-se excluídas de compartilhar progressos e  promover bem estar para todos.
Devemos valorizar os médicos que por opção preferem fazer carreira no interior , fora dos grandes centros e são responsáveis pela sua qualidade e empreendedorismo de criar estruturas médicas relevantes de alta complexidade para atender nossa população longe dos grandes centros.
A percepção de tudo isto concretiza-se na  decisão de um grupo de médicos e médicas que, antevendo o caminho do futuro, unirão-se em 18/10/2021 para fundar a Academia de Medicina de Itabuna .

Coordenadores da Sessão Preparatória de Criação da Academia de Medicina de Itabuna:
João Otávio Oliveira Macedo
Mercia Silva Margotto
Renato Borges da Costa
Rosângela Carvalho Melo
Silvio Porto de Oliveira

• Reunião preparatória
A idéia foi apresentada aos médicos coordenadores e a receptividade e entusiasmo levou-nos à realização de uma reunião preparatória na qual consolidou-se a idéia de criação da Academia. Algumas deliberações essenciais foram tomadas nessa reunião conforme transcrição, a seguir, na respectiva Ata.

“ATA DA REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CRIAÇÃO DA ACADEMIA DE  MEDICINA DE ITABUNA

Aos vinte e três dias do mês de julho de 2021 às doze horas, os médicos João Otávio Oliveira Macedo, Mercia Margotto, Renato Costa, Rosângela Melo e Silvio Porto de Oliveira reuniram-se na sede da Unimed Itabuna na rua Firmino Alves número 118 na cidade de Itabuna com o propósito de discutir  idéias básicas para criação da Academia de Medicina de Itabuna , sendo delegado ao Dr Silvio Porto de Oliveira a coordenação dos trabalhos e a Dra Rosângela Melo como secretária para o registro dos trabalhos e encaminhamentos , iniciando-se a discussão pela avaliação da idéia, fundamentada na observação da existência em Itabuna de elevada densidade de médicos com capacitação pós-graduada e em exercício de atividades clínicas, científicas e acadêmicas, associadas ou não à docência,  condições essas apropriadas à criação de uma Academia de Medicina, a fim de congregar esses e outros   médicos, objetivando impulsionar o desenvolvimento da medicina em Itabuna.Após as devidas discussões as seguintes deliberações foram aprovadas por unanimidade: 1-Criar a Academia de Medicina de Itabuna. 2- Fazer um levantamento histórico de médicos que , desde a fundação da cidade, exerceram atividades clínicas em Itabuna a fim indicar  seus nomes como Patronos das respectivas Cadeiras da Academia; 3- Relacionar e convidar para  serem Membros Fundadores da Academia de Medicina de Itabuna todos os médicos que  possuem os requisitos exigidos aprovados pelos coordenadores além disso, que estejam exercendo atividades clínicas ou de docência em nível superior há pelo menos dez anos; 4- Marcar para o dia 07/08/2021 as 11h na sede da Unimed Itabuna na avenida Firmino Alves 118 nesta cidade, a reunião de implantação da Academia de Medicina de Itabuna com a presença dos referidos convidados, tendo  como ponto de pauta  a apresentação e discussão das propostas de Estatuto e de Regimento da Academia; 5- Providenciar a legalização da Academia de Medicina de Itabuna de modo a permitir-lhe competência legal para captação de recursos e implementação de atividades científicas; 6- Providenciar a confecção do brasão da Academia com o lema Medicina na região cacaueira. 7- Uma vez estabelecido o número de Membros Titulares Fundadores, decidir o número total de Cadeiras que comporá a Academia e, oportunamente, abrir inscrições para preenchimento das demais Cadeiras de Membros Titulares; 8- O preenchimento das Cadeiras referidas no item anterior seguirá o método tradicional das Academias no país conforme descrito no Capítulo I, Artigo 1o. da proposta de Regimento Interno. Finalmente, para registro visual desta reunião foram realizadas fotografias que, anexas a esta Ata,  passarão a compor a memória da Academia. Nada mais havendo a tratar, os presentes deram por encerrada a reunião às 13hs e, em trabalho conjunto, os Doutores Silvio Porto de Oliveira e Rosângela Melo lavraram a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos cinco médicos componentes da reunião.
Itabuna 23 de julho de 2021

 

Fundação da Academia de Medicina de Itabuna.

Critérios de Admissão( sugestão para análise e aprovação na próxima reunião)

a) ser brasileiro. b) ser graduado em Medicina, por tempo não inferior a 10(dez)anos. c) apresentar memória ou dissertação inédita e de lavra própria. d) possuir atividade científico-profissional, comprovada mediante apresentação dos seus títulos e trabalhos.
e) comprovada atividade médica digna e comportamento ético exemplar sem nunca ter sofrido sanção disciplinar ética pelo CREMEB( apresentar certidão negativa emitida pelo CREMEB)
f)possuir título universitário por concurso público de professor. g) possuir título de Mestrado ou Doutorado em Medicina. h) ter ocupado cargo relevante nas entidades médicas, sociedades de especialidades nacionais ou estaduais, cooperativas médicas , órgãos públicos ligados à saúde , hospitais públicos ou filantrópicos.i) ser membro de Academia médica em outra localidade ou estadual/nacional ou ainda outras Academias relevantes. j)ser médico conceituado e reconhecido por relevantes serviços prestados à medicina e a comunidade. i) ter atuado na cidade de Itabuna no mínimo 05 anos.

Estatuto e Regimento será encaminhado no prazo de 10 dias para os coordenadores analisarem e fazerem as sugestões e contribuições .

A ideia de se fazer uma academia de medicina na cidade de Itabuna, se faz necessário para homenagear profissionais brilhantes , que abriram mão de trabalhar em capitais e centros mais evoluídos em saúde, para se dedicar a chamada medicina do interior, nem sempre reconhecida por ser considerado , centros menos evoluídos da saúde no nosso país.

Consideramos que este conceito é totalmente equivocado e não reflete a pujança de várias cidades do interior que conseguem manter nível elevado de sua medicina com médicos competentes e qualificados.

Itabuna, cidade localizada na Costa do Cacau no Sul da Bahia, ao longo de sua história sempre foi polo importante da medicina do Sul da Bahia , como também pólo cultural dessa região.

Suas matas revelam a história das fazendas de cacau, fruto que originou a riqueza patrimonial e o desenvolvimento regional. Ao criarmos a Academia de Medicina de Itabuna, estamos inserindo na sua história , um patrimônio médico relevante para homenagear os nossos antepassados, os ainda em atividades e servir de exemplo, estímulo e inspiração para os jovens médicos.

A questão da identidade local e o sentimento de pertencer a nossa história médica estará presente nos anais desta academia.

Não há dúvida que está Academia será importante para a nossa história médica contemporânea que terá a missão de ajudar a desenvolver e promover uma medicina de qualidade e estabelecer uma visão e valores éticos na profissão, estimulando novas lideranças médicas .

Os membros de todas as sociedades organizadas ,  se sentem unidos por experiências, trabalhos e referências comuns. É um sentimento de pertencimento , privilegiando  os grandes vultos que contribuíram para o prestígio da cidade, e assim temos a Academia de Letras de Itabuna na cultura e nas artes, e agora a nossa Academia de Medicina.

Este é o propósito.

Deve ser o compromisso dos 40 médicos indicada para começar este trabalho.

Que cada um de nós chegue aqui com paixão para  defender uma medicina ética, digna e contribuir para um mundo melhor.

Orgulho de ser Itabuna!

A Academia de Medicina  de Itabuna tem por finalidade:

Contribuir para o desenvolvimento e para o progresso da Medicina.

Promover palestras , seminários e congressos médicos.

Colaborar com as autoridades competentes em assuntos relativos à Saúde e problemas correlatos, apresentar sugestões e solicitar providências.

Manter intercâmbio com entidades afins e com Instituições com finalidades similares ou complementares às suas.

Cultivar a memória e as tradições da Medicina de Itabuna e organizar acervo sobre a nossa História da Medicina , na Bahia , no Brasil e no Mundo.

A Academia compor-se-á de 40 Acadêmicos Titulares e ainda de Acadêmicos Eméritos, Membros Correspondentes, Membros Honorários e Beneméritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *