Boa noite a todos!
Quero cumprimentar a todos os presentes; autoridades, representantes da Academia de Letras de Itabuna, presidente, diretores, voluntários e demais convidados.
É com imensa gratidão e alegria que me coloco hoje para falar em nome de todos os que foram tocados pela nobre missão da Fundação Dr. Baldoino. Em nome do Instituidor, Baldoino Lopes de Azevedo, creche, diretores, conselheiros, voluntários, e crianças e principalmente os idosos, que são a razão de tudo isso.
Há quase 40 anos, a Fundação Baldoíno tem sido um farol de esperança e dignidade para inúmeras famílias. Em abril de 1985 começou a atuar com crianças, criando então a Creche Pequeno Lar, passado algum tempo depois a ter a parceria do Estado, na Escola Estadual Dr. Anibal Muniz Silvany, homenagem feita a seu orientador na anatomia patológica. Sentindo a necessidade de retribuir o cuidado que recebeu ao ir estudar em Salvador, veio a criar o abrigo Lar dos Idosos, hoje denominada ILPI. A Fundação também prestou auxílio a portadores de neoplasias através da Casa de Apoio, assim como aos portadores de HIV.
Hoje, mantemos em funcionamento apenas a creche Pequeno Lar (em parceria com o município) e a ILPI com 59 internos, atendendo na creche 106 crianças de 2 a 4 anos.
Na ILPI nem todos são pessoas idosos, 08 albergados têm menos de 60 anos e possuem patologias diversas.
Não se trata apenas de um espaço físico, mas de um verdadeiro Lar, onde cada pessoa é vista, ouvida e valorizada. A dedicação de cada voluntario e funcionário é prova de que a empatia e o carinho podem de fato transformar vidas.
Nossos idosos são a nossa história viva. São eles que carregam as memorias, as tradições e a sabedoria que moldaram nossa comunidade. Itabuna é um município com grande numero de idosos, em torno de 30 mil pessoas. Segundo o ultimo censo, mais de 17% da população esta inserida nos 60+. Precisamos de politicas públicas que envolvam aspectos de saúde e assistência social, com serviços oferecidos pela prefeitura e instituições especializadas.
A realidade do envelhecimento populacional no Brasil com seus desafios estruturais, também se reflete no crescente abandono e necessidade de adaptação dos serviços do município a demanda de uma população que envelhece rapidamente, exigindo ações e serviços como centros de referência em saúde e assistência em ILPI”s.
A Fundação Dr. Baldoino não apenas cuida deles, mas nos lembra da importância de honrar e respeitar essa valiosa etapa da vida.
Trabalhamos em prol de manter a dignidade e a qualidade de vida dessas pessoas. Não podemos parar, precisamos da ajuda da sociedade para continuarmos com nossas ações.
A Instituição nos inspira a olhar para o futuro com mais esperança. O que fazemos hoje para os nossos idosos, construímos para a nossa própria velhice e para os nossos filhos. Que esta homenagem sirva como um lembrete de que o verdadeiro valor de uma sociedade se mede pela forma como ela trata seus membros mais vulneráveis.
Mais uma vez nosso muito obrigada a todos.



