A Academia de Letras de Itabuna (ALITA) realizou, no dia 23 de outubro de 2025, no auditório da UNEX – Centro Universitário, a segunda edição da Cerimônia de Outorga da Medalha Jorge Amado, consolidando este momento como um dos mais significativos do calendário da instituição.
A comenda, idealizada pelo escritor Cyro de Mattos, presidente de honra da ALITA, é a mais alta distinção concedida pela ALITA e tem como objetivo homenagear personalidades e entidades que se destacam por suas contribuições relevantes à arte, à cultura, à educação e ao compromisso social.
A edição de 2025 homenageou a Fundação Dr. Baldoino Lopes de Azevêdo, pelo trabalho filantrópico e humanitário realizado junto a idosos em situação de vulnerabilidade, e o professor Jorge de Souza Araújo, escritor, ensaísta e professor universitário com quase 50 obras publicadas.
A cerimônia foi marcada por uma atmosfera intimista e afetiva, reunindo autoridades, membros da ALITA, intelectuais, familiares e convidados especiais. O discurso de homenagem à Fundação foi proferido pelo acadêmico Silvio Porto, enquanto a homenagem ao professor Jorge de Souza Araújo foi escrita pelo acadêmico Ruy Póvoas e lida pelas alitanas Margarida Fahel e Maria de Lurdes Neto Simões.
A presidente da ALITA, Raquel Rocha, conduziu a abertura dos trabalhos destacando que “a medalha Jorge Amado é um símbolo do reconhecimento público a trajetórias que transformam o mundo pela cultura, pela palavra e pelo cuidado com o outro”.
Além das homenagens do ano, a cerimônia contou com a entrega da medalha definitiva em metal ao agraciados da edição de 2024, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, representada pelo médico André Wermann.
Ao final, os homenageados expressaram, em discursos comovidos, a alegria e a honra de receberem uma distinção que leva o nome de um dos maiores escritores brasileiros. O professor Jorge Araújo destacou o valor da palavra como força humanizadora, enquanto a representante da Fundação, Katia Guedes, agradeceu o reconhecimento ao trabalho diário de cuidado e dignidade com os idosos.
A noite foi encerrada com a tradicional foto oficial dos membros da ALITA e um coquetel de confraternização, selando o espírito de carinho e amizade que permeou todo o evento.


