ALITA Aprova a Criação da Medalha Jorge Amado

 ALITA Aprova a Criação da Medalha Jorge Amado   

Na última quinta-feira, dia 06/06/2024, a Academia de Letras de Itabuna– ALITA aprovou em Assembleia, por unanimidade, a criação da Medalha Jorge Amado, com a finalidade de homenagear as pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento das Artes, Ciências e Cultura, em Itabuna, na Bahia e no Brasil.

A mais alta honraria da Academia de Letras de Itabuna será outorgada uma vez por ano, em agosto, mês de nascimento do renomado romancista. Será entregue pela Presidente da Academia de Letras de Itabuna, em sessão solene, a duas personalidades, uma na categoria individual e a outra para instituições, pessoas jurídicas e órgãos públicos.

A ideia da criação da Medalha é do escritor e poeta Cyro de Mattos, um dos membros fundadores da Academia e da qual é o Presidente de Honra. Para Presidente da instituição, Raquel Rocha, “a criação dessa Medalha pela Academia de Letras de Itabuna é uma prova da admiração e o reconhecimento que temos por esse filho de Itabuna tão famoso, nascido em Ferradas quando era distrito de Itabuna e que se tornou cidadão do mundo ao levar nossas histórias, nossas gentes, nossos costumes, enfim, nossa paisagem grapiúna com seus caracteres próprios aos quatro cantos de nosso planeta.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *