A presença do Presidente de Honra da Academia de Letras de Itabuna, Alita, confrade, Cyro de Mattos, no mundo literário, traduz-se em fidelidade, comprometimento, amplitude de perspectiva e conquista das letras nacionais. Mais um trabalho de fôlego, um romance, mais uma perspectiva, que, ele próprio, generosamente, identifica: […] o autor quebra todas as regras do romance tradicional com a história narrada com princípio, meio e fim, pondo no seu lugar o uso de uma linguagem gráfico visual mesclada com o dialogismo extraído do cotidiano com vozes populares que não se calam, no seu comportamento espontâneo revelam-se na crítica da vida marcada de mazelas, distorções sociais e atitudes políticas absurdas […] Assim, ele mesmo, já configura o novo romance, República Pinapá do Piripicado, como transgressivo, desdobramento da metodologia do ficcionista, da sua inquietação e desejo de contextualizar o universo criativo, estendendo-o continuamente, como resultado de convicções literárias, ideológicas,e, principalmente, humanas.
Votos de lançamento à altura do seu desvelo, aí, em nossa cidade, e também em Salvador, preferentemente, na ALB, assim que retornem as atividades presenciais.
Parabéns, Cyro de Mattos! Nossa referência e contínua exaltação da literatura. Longa vida ao seu projeto soberano, querido confrade!