Poemas serenos ao som de guitarras espanholas
Décio Torres Cruz
“Guitarra de Salamanca” é o mais novo livro de poesias de Cyro de Mattos, publicado pela editora paulista Espelho d’Alma e também pela Editora Verbum, de Madrid. São vinte e um poemas em uma edição bilíngue (português-espanhol), com prefácio de Raquel da Silva Ortega, que também assina a tradução dos poemas para a língua espanhola. Divididos em quatro partes, cada uma faz referência à música: “Tocata”, “andamento”, “fuga” e “fechamento”, enfatizando a qualidade musical de seus versos, que soam como guitarras cativantes. E os sons desse e de outros instrumentos nos acompanham ao longo da leitura de seus versos sonoros, como uma bela cantiga que encanta e seduz o leitor.
Alguns dos títulos dos poemas criam belas imagens poéticas, como “Da lágrima rejeitada”, “Das travessias solitárias”, “Dos desviados da ternura” e “Da visita do passarinho”. Cada um desses títulos desafia a nossa imaginação a criar uma história deles advinda. Os poemas do livro conduzem-nos pelos becos e ruas antigas de Salamanca e de Toledo e nos convidam a passear por belas cidades centenárias que nos revelam o antigo de nós mesmos, na companhia de escritores espanhóis de tempos distintos que atuam como anfitriões e nossos cicerones.
Além de poeta, o autor grapiúna é ficcionista, ensaísta, cronista, jornalista e advogado. Já ganhou diversos prêmios literários importantes. Membro da Academia de Letras da Bahia, já escreveu 60 livros, alguns deles traduzidos e publicados em vários países europeus. O livro pode ser adquirido diretamente da editora.
*Décio Torres é Doutor em Literatura Comparada pela State University of New York (1997), EUA, Mestre em Letras e Lingüística (concentração em Teoria da Literatura, 1986), Especialista em Tradução (1992) e Bacharel em Letras (Língua Estrangeira Inglês, 1980), pela Universidade Federal da Bahia. Tradutor e poeta.