Na última quarta-feira, dia 20 de abril de 2022 a escritora Margarida Fahel lançou, A casa da esperança não era verde, pela editora Via Litterarum. Esse é seu terceiro romance, anteriormente a autora publicou Nas dobras do tempo em 2015 pela Editora Mondrongo e Entre Margens pela Editora em 2018 Via Litterarum.
Nascida em Itaju do Colônia, Ba, Margarida Fahel é professora Titular de Literatura Brasileira, aposentada, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Exerceu, ao lado da docência, cargos na área acadêmico- administrativa, tais como Diretora do DLA, Secretária Geral de Cursos e Vice- Reitora. Margarida Cordeiro Fahel ocupa a cadeira 12 da Academia de Letras de Itabuna, ALITA, cujo patrono é o Dr. Gil Nunes Maia.
Sobre a obra
“Sonhos têm sido objeto de interpretação ao longo dos séculos por ocultistas, profetas, xamãs, líderes religiosos, filósofos, psicólogos, psicanalistas e até curiosos e se constituem em verdadeiras “vidas vividas”, muitas vezes sem que se conheçam ou reconheçam os personagens que os povoam. Mas quase sempre eles se projetam e antecipam vivencias reais, como as que se corporificam nas histórias contadas neste romance.
A narradora expõe em seu livro o surgimento de uma história que vai sendo construída através de sonhos. É nos sonhos que encontra a sua inspiração e por meio deles é que esboça as soluções mais inusitadas. As histórias correm em paralelo, desencontradas e dolorosas em descompasso temporal, tecidas separadamente, num processo de “dissemination/ recollection”, culminando em um arcabouço de experiências enriquecedoras.
A narrativa oscila entre a onisciência e a vivência, permitindo uma viagem através dos pensamentos dos personagens. O surgimento da consciência do protagonista, expresso no desabafo “Agora dei pra pensar” vai amadurecendo aos poucos e levando-o ao fio da meada que desenrola a sua própria existência. Seus pensamentos vão viajando nas lembranças dos 18 meninos que dormiam e sonhavam como ele: as histórias de Antônio, de Maria Rita, de bebês e mais bebês, que o conduzem a indagações sobre o porquê do abandono.
O livro viaja com os sonhos e os pensamentos/vozes de Olavo, Madre Alzira, Isabel, Julieta, Nogueira, Benedita, Marcos, Camila, Joana, Laura, Alfredo, Jacinta. O Clímax se dá de forma poética em que um banquete de verdades se constitui em uma peça única de resgate familiar. A presença viva das dálias vermelhas surge como símbolo do amor e da renúncia que constrói a história. As dálias destroçadas e revividas expressam a esperança que permeia todo o romance.”