DISCURSO DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE MEDICINA DE ITABUNA- Silvio Porto

Academia de Medicina de Itabuna!

Sejam todos bem vindos , para presenciarmos o nascimento da Academia de Medicina de Itabuna, Marco histórico da nossa cidade e vamos lembrar de vários médicos que fizeram história no sul da Bahia.

Lutas e conquistas marcam a trajetória dos nossos médicos que construíram uma imagem vitoriosa da nossa medicina. Esta Academia vem para ser reverenciada principalmente pelos que a mais entende e compreende: os próprios médicos. Vida longa para esta casa e que ela venha engrandecer ainda mais a nossa valorosa classe médica e defender a boa medicina e o bem estar da população. O lema da nossa Academia será sempre pelo respeito aos médicos do nosso passado, a união dos médicos no presente e o compromisso de buscar que os nossos médicos mais jovens e os nossos acadêmicos de medicina trilhem o caminho da ética, da justiça, da beneficência e da não maleficência pilares do nosso compromisso bioético.

Hoje 19/11/2021 , estamos fazendo História. Fico feliz e contribuo mais uma vez com a minha querida cidade de Itabuna ao ter a ideia de imortalizar a medicina de minha terra com esta Academia.  Chega tarde, mas chega a tempo de resgatar os nomes de médicos que construíram uma história de glórias da medicina grapiuna. Trabalho difícil escolher 40 nomes entre patronos e acadêmicos fundadores entre centenas de valorosos médicos que viveram entre nós e foram importantes e expoentes na nossa trajetória ao longo dos anos.  Alício Peltier de Queiroz na década de 1930 , no século XX, criou em Itabuna a Sociedade Medico-Cirúrgica.

Na nossa opinião foi o início de tudo que seguiu, e tempos depois em 1974, o médico Renato Costa teve a ideia com a ajuda de João Otávio e Mercia e do Provedor Calixto Midlej Filho, de plantar outra semente cientifica na nossa história médica Contemporânea, ao fundar o Centro de Estudos Professor Edgard Santos na estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Este evento coincidiu no mandato do então Provedor Calixto Midlej Filho, que embora não sendo médico foi um dos grandes responsáveis pela transformação da medicina de Itabuna, dando início a valorização da pós graduação e especialização do corpo clínico dos médicos da instituição.

Alguns anos depois, tivemos a revitalização da Associação Bahiana de Medicina Regional de Itabuna, com um magnífico trabalho de Luís Boanerges Lima Fortunato Pereira na Presidência e Alair Rocha de Castro na Secretaria Científica. Este trabalho possibilitou no ano de 1985, realizarmos o I Congresso Médico do Cacau, marco histórico da nossa medicina regional.

A História que estamos contando não é um livro fechado, um veredicto final. Numa sociedade democrática , pode ser corrigida. O que estamos fazendo agora é uma reconstrução do que ocorreu desde 1930, elegendo médicos que mudaram o curso da nossa história com relevantes serviços prestados a sociedade e a medicina, bem como outros que contribuíram para elevar o nosso ensino a um patamar respeitado em toda Bahia e Brasil, haja visto o prestígio do nosso Curso de Medicina da UESC , da nossa recente Faculdade de Medicina Santo Agostinho, e do nosso Curso de Medicina da Universidade Federal Sul da Bahia, que embora a Faculdade de medicina esteja na cidade de Teixeira de Freitas , Itabuna e a sede da Reitoria e outros que buscaram maior qualificação como mestrado e doutorado e outros que produziram trabalhos científicos importantes .

Outro fato relevante é que estamos nascendo com o apoio da Faculdade de Medicina Santo Agostinho, primeira Escola Médica Particular de Itabuna, e que gentilmente nos cede uma sala para funcionar a nossa sede. Esta Academia vem premiar médicos que ofereceram condições de melhorar a qualidade de vida da população do Sul da Bahia. Médicos que individualmente ou coletivamente se dedicaram ao progresso científico e tecnológico da evolução do nosso modelo de saúde existente hoje na nossa cidade. Espero que esta Academia chegue para ficar, e que seja mais um instrumento de desenvolvimento e consolidação da nossa medicina. Que faça reverberar em luz, para os novos médicos que estão chegando a nossa cidade e seja uma fonte de inspiração para estimular a ética, a dignidade de ser médico e construam uma vida exemplar, valorizando a grandeza do conhecimento científico que é a alma nutriz da sabedoria médica associado ao trabalho diário , unindo o conhecimento, a sacrossanta missão de cuidar das pessoas, de instruir e educar o jovem ou não tão jovem profissional e fazendo-o entender que está nas suas mãos e atitudes o futuro da nossa profissão.

Esta Academia nasce com o propósito de estimular o progresso científico e profissional, porque o médico que estuda estabelece o fundamento , a causa e a finalidade de toda instituição que procura servir a sociedade e que na área médica se torna essencial. Espero que esta casa transmita ciência e arte com o firme propósito de construção de uma sociedade médica em Itabuna que procure sempre personalidade ética e moral e conhecimento. Estamos hoje plantando neste solo grapiuna, que produziu o fruto do cacau e que foi a maior riqueza da Bahia sob a proteção da Mata Atlântica , a nossa Academia de Medicina.

O solo, a terra existe para sempre. Os nossos médicos que já morreram e hoje são fonte de inspiração para os que honradamente estão se Imortalizando ao entrarem neste solo da ciência em vida. Que o saber médico seja uma semente fecunda nesta terra.  O que era um sonho, hoje se transforma em realidade. Que a semente de hoje, acorde amanhã como uma realidade para Itabuna, para a Bahia.

É considerado imortal todo aquele que fez ou faz de sua vida uma obra a ser lida, a ser internalizada. É objetivo da Academia de Medicina de Itabuna manter viva, na memória de todos, a contribuição que ilustres homens e mulheres deram, no sentido de colaborar para o aperfeiçoamento da sociedade e da humanidade. O meu desejo que esta Academia simbolize elos de união com todas gerações de médicos que passaram por Itabuna , como uma corrente que une todos que um dia pertenceram e os que ainda pertencem a esta maravilhosa cidade .

A nossa intenção agora é cerrar fileira ao lado da Academia da Bahia e de Feira de Santana na defesa da boa medicina e estimular outras cidades a seguirem o mesmo caminho. Os integrantes das Academias de Medicina do país (nomes reconhecidos por suas trajetórias técnicas, científicas, educacionais e éticas) consideram que as ações das nossas entidades médicas ao lado da FBAM – como uma das entidades médicas nacionais – se alinha com suas parceiras institucionais: Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Vamos lado a lado lutar para atender às expectativas da população brasileira de melhora na assistência, objetivo que será atingido apenas com a adoção de medidas estruturantes, como o aumento de investimentos no setor e a criação de uma carreira de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros profissionais. Nosso próximo passo após a instalação em março de 2022 será a nossa filiação a Federação das academias de medicina brasileiras (FAMB) tendo como madrinha a Academia de Medicina de Feira de Santana , com o apoio da Academia de Medicina da Bahia e da Academia Nacional de Medicina.

Nós somos da Bahia! Bahia de todos os Santos e de todos orixás!
Somos da terra de Nosso Senhor do Bonfim !
Somos Itabuna!
Somos Brasil!
Deus seja louvado!

Silvio Porto de Oliveira.

 

Homenagem da Academia de Medicina de Itabuna ao Dia do Médico- 18/10/2021!

Dia do médico!
Dia de homenagear a dedicação dos profissionais médicos, que nesta pandemia foram para o front de batalha contra o Coronavírus, sem medo de morrer.
Todos sabiam que estavam indo para uma guerra sanitária, jamais vista no mundo.
E todos sabemos que quando vamos para a guerra , podemos salvar ou morrer.
A Classe Médica Brasileira deu um exemplo gigantesco de solidariedade, coragem, entrega, amor, fraternidade nesta luta.
Morreram mais de 600mil, mas saltávamos mais de 20milhoes que foram atingidos.
Valeu a pena!
Temos que agradecer pela atuação de todos médicos nesta batalha, e enaltecer a força da nossa medicina em prol da saúde brasileira.
Vamos saudar com louvor nossos médicos brasileiros em especial os da nossa cidade que com respeito, ética, cuidado , zelo e muita atenção cuidaram da nossa população do Sul da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *