Aconteceu no dia 27 de novembro de 2013 no Casarão da Praça em Itajuípe. Na ocasião, acadêmicos da ALITA, entre os quais a diretora do Memorial Adonias Filho, Silmara Oliveira, autoridades da educação e da cultura, professores, estudantes e outros convidados, todos reunidos participando do evento de conhecimento e grandeza. Composta a mesa, a sessão solene foi precedida pelas palavras da presidente da ALITA, Sônia Maron, seguida de Marcos Bandeira, Ruy Póvoas e pelas gentis palavras de acolhimento da diretora do Memorial, Silmara Oliveira, da Secretária de Educação e da Secretária de Cultura.
A seguir, foi apresentado pelo professor Eduardo Oliveira, o seu projeto de ensino a partir da obra de Adonias Filho “O menino e o cedro” desenvolvido com grande êxito com as crianças das séries iniciais através de quadros que caracterizaram personagens e paisagens da obra do autor e que servirá de ponto de partida para outros projetos similares a serem desenvolvidos nos currículos de todas as escolas do município.
Dando prosseguimento ao evento, foi convidado o escritor e poeta, Cyro de Mattos, membro fundador da ALITA, para proferir palestra homenageando Adonias Filho, escritor e filho ilustre da terra que pertenceu à Academia Brasileira de Letras e que naquele dia completaria 98 anos se estivesse vivo. Cumprimentando a todos e em especial à diretora do Memorial, Silmara Oliveira, como dinamizadora da cultura e da preservação da memória de sua terra, Cyro de Mattos, discorreu com excelente desempenho sobre a vida de Adonias Filho e sua obra literária, esclarecendo que embora o ciclo do cacau tenha sido contado por Jorge Amado, foi a partir da obra ficcionista de Adonias Filho transitando entre o trágico e o lírico que ficou conhecida a saga da natureza bárbara da região cacaueira engrandecendo a literatura regional, baiana e nacional, numa visão da realidade sociológica que transforma a matéria literária em razão e emoção, em pensamento e sentimento, numa integração de culturas que resulta o universal. Ao encerrar a palestra, o escritor Cyro de Mattos colocou-se à disposição dos presentes para responder sobre eventuais necessidades de esclarecimentos.
Com os cumprimentos do Profº João Clímaco e agradecimentos da diretora do Memorial e da presidente da ALITA, foi encerrada a solenidade e todos se cumprimentaram num clima de verdadeiro congraçamento.
Ceres Marylise