ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA E MEMORIAL ADONIAS FILHO, EM ITAJUÍPE, PRESTAM HOMENAGEM AO SEU PATRONO

Aconteceu no dia 27 de novembro de 2013 no Casarão da Praça em Itajuípe. Na ocasião, acadêmicos da ALITA, entre os quais a diretora do Memorial Adonias Filho, Silmara Oliveira, autoridades da educação e da cultura, professores, estudantes e outros convidados, todos reunidos participando do evento de conhecimento e grandeza.    Composta a mesa, a sessão solene foi precedida pelas palavras da presidente da ALITA, Sônia Maron, seguida de Marcos Bandeira, Ruy Póvoas e  pelas gentis palavras de acolhimento da diretora do Memorial, Silmara Oliveira, da Secretária de Educação e da Secretária de Cultura.
A seguir, foi apresentado pelo professor Eduardo Oliveira, o seu projeto de ensino a partir da obra de Adonias Filho “O menino e o cedro” desenvolvido com grande êxito com as crianças das séries iniciais através de quadros que caracterizaram personagens e paisagens da obra do autor e que servirá de ponto de partida para outros projetos similares a serem desenvolvidos nos currículos de todas as escolas do município.
Dando prosseguimento ao evento, foi convidado o escritor e poeta,  Cyro de Mattos, membro fundador da ALITA, para proferir palestra homenageando Adonias Filho, escritor e filho ilustre da terra que pertenceu à Academia Brasileira de Letras e que naquele dia completaria 98 anos se estivesse vivo. Cumprimentando a todos e em especial à diretora do Memorial, Silmara Oliveira, como dinamizadora da cultura e da preservação da memória de sua terra, Cyro de Mattos, discorreu com excelente desempenho sobre a vida de Adonias Filho e sua obra literária, esclarecendo que embora o ciclo do cacau tenha sido contado por Jorge Amado, foi a partir da obra ficcionista de Adonias Filho transitando entre o trágico e o lírico que ficou conhecida a saga da natureza bárbara da região cacaueira engrandecendo a literatura regional, baiana e nacional, numa  visão da  realidade sociológica que transforma a matéria literária em razão e emoção, em pensamento e sentimento, numa integração de culturas que resulta o universal. Ao encerrar a palestra, o escritor Cyro de Mattos colocou-se à disposição dos presentes para responder sobre eventuais necessidades de esclarecimentos.
Com os cumprimentos do Profº João Clímaco e agradecimentos da diretora do Memorial e da presidente da ALITA, foi encerrada a solenidade e todos se cumprimentaram num clima de verdadeiro congraçamento.

Ceres Marylise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *