Publicado pela editora da UESC, a coletânea Histórias Dispersas de Adonias Filho, com prefácio, notas e organização do escritor Cyro de Mattos, foi lançada em noite de autógrafos na Faculdade de Tecnologia e Ciências, em Itabuna, no dia 4 de maio, às19 horas. O evento foi promovido pela editora da Universidade Estadual de Santa Cruz e Academia de Letras de Itabuna – ALITA. Na abertura do evento, a professora Lurdes Bertol, da UESC, fez breve exposição da trajetória do escritor Adonias Filho, destacando aspectos importantes de sua vida, e, a seguir, o escritor Cyro de Mattos discorreu sobre as cinco histórias reunidas no livro: O Brabo e Sua Índia, Amor no Catete, A Lição, A Volta e Nosso Bispo.
Compareceram ao evento o vice-reitor da UESC, Professor Evandro Sena Freire, João Otávio Macedo, Ceres Marylese, Sione Porto, Gustavo Veloso, Antonio Lopes, acadêmicos da ALITA; Professora Laura Gomes, o médico Amilton Gomes, os advogados José Carneiro Alves, Osvaldo Chaves e Andirlei Nascimento; os jornalistas Diogo Caldas e Valter Machado; a diretora da Escola Arco-Íris, professora Jussara Coelho, o caboclo Alencar e sua esposa Neusa, Jorge Moreno, diretor da Editus, empresário rural Gilberto Cabral, Eglê Machado, Glória Brandão, amigos de Cyro de Mattos e admiradores de Adonias Filho.
Numa edição primorosa, com ilustrações do desenhista Ângelo Roberto, baiano nascido em Ibicaraí, o livro Histórias Dispersas de Adonias Filho apresenta cinco contos em que o escritor Adonias Filho transmite sua paixão por uma humanidade feita de verdades fundamentais através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, nas passagens feitas de alusões e observações lúcidas.
O Brabo e Sua Índia, A Lição, Nosso Bispo, Amor no Catete e A Volta são as histórias que compõem a coletânea e que foram publicadas há mais de trinta anos, em revistas, jornais e antologias. A coletânea traz ainda uma pesquisa iconográfica feita com bom gosto pelo escritor Cyro de Mattos na qual é mostrado o consagrado romancista baiano Adonias Filho em momentos importantes de sua vida: tomando posse na Academia Brasileira de Letras, em repouso na sua fazenda Aliança, em Inema, em sua viagem a Luanda (África) e com os amigos Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Gilberto Freire.
LEGÍTIMO CRIADOR
Há que se destacar como posfácio na coletânea o estudo Experiência de um Romancista, do Professor Emérito Doutor Fred Ellison, da Universidade de Austin, Texas, com tradução para o português do Professor Emérito Doutor Luiz Angélico, da Universidade Federal da Bahia. Cyro de Mattos, no prefácio da coletânea, declara que “o tratamento digno que imprime o legítimo criador de linguagem à sua gente, nestas Histórias Dispersas, que ora acontecem no interior do sul da Bahia, ora na Capital, já demonstra aquele que seria em sua carreira de escritor, entre o trágico e o lírico, um dos maiores intérpretes da natureza humana feita de sortilégios, ermos e pesos da vida, em sua dimensão mítica povoada de mistérios”.
O livro foi lançado em Salvador na Academia de Letras da Bahia, enquanto o Memorial Adonias Filho vai programar o lançamento da obra em Itajuípe para o mês de junho deste ano, em data a ser escolhida.
Saudações aos membros da ALITA, e nosso abraço fraterno a todos que fazem desta Academia uma gigante na sua região e na Bahia.
Com a alegria de ver como tão bem conduzem seus projetos e destacam seus Imortais.
Ranieri Caetano
ALVI -Academia de Letras do Vale do Itapicuru.